• Josi Paganini

Por que começar pelo porquê?

se você nunca ouviu falar do Simon Sinek, está na hora de conhecer esse autor, palestrante e pesquisador autor do livro “Comece pelo porquê?” lançado em 2018. no livro e também na sua palestra TED - uma das mais assistidas do site, diga-se de passagem - ele explica a importância de quando criamos uma marca começarmos pensando no porque estamos abrindo essa empresa, seja ele qual for.


a resposta parece óbvia: -Ora Josi, estou montando um negócio para ganhar dinheiro, pagar os meus boletos. precisa motivo melhor que esse? precisa. pensar em qual legado queremos deixar para o mundo com através do nosso trabalho é o que nos ajuda a conquistar não apenas clientes, mas fãs. é o que nos estimula a continuar tentando mesmo após o erro, o fracasso. pensar no propósito do que fazemos é o que engaja colaboradores, parceiros e o que faz outras pessoas acreditarem no seu sonho tanto quando você.


pensar no porque sua marca existe, no final das contas, faz você ganhar mais dinheiro. o 2020 Global Marketing Trends, relatório da Deloitte Insights lançado no final de 2019, mostrou que empresas mais conectadas ao ser humano se destacam aos olhos do consumidor, gerando mais impacto e renda. empresas com propósitos claros como a Apple (usada como exemplo pelo Simon ao longo do livro e da sua palestras) faturam mais, tem clientes mais fiéis e existem por muito mais tempo.










- Ah, então precisa ser uma marca grande pra ter propósito. Minha loja aqui na cidade não precisa disso não.


precisar não precisa, mas depois não reclame de dificuldade em fidelizar clientes, engajar colaboradores e não conseguir que a cultura da sua empresa se espalhe de forma clara pelos canais de comunicação. não diga que eu não avisei,😂. quando pensamos no legado que queremos deixar pro mundo, fica muito mais fácil decidir que conteúdos vamos postar nas redes sociais, quais memes posso usar, quais assuntos do momento posso usar para gerar relevância para minha marca, com quais influenciadores posso fazer parcerias, que tipo de parceiro quero para o meu negócio e tantas outras decisões que precisam ser tomadas ao longo da vida de uma empresa.


seu propósito não precisa mudar o mundo. mas precisa ser claro, coerente com os seus valores e crenças, precisa explicar pro mundo por que a sua marca existe e porque isso importa.


contudo, entretanto, todavia. não deixe que a falta de um propósito claro paralise o seu negócio. procure o fino equilíbrio entre começar e ir descobrindo que legado você quer deixar pro mundo, tudo ao mesmo tempo. sabotadores é o que não faltam no caminho de uma empreendedora, encontrar um propósito não pode ser mais um. comece com o que você tem, investigue os valores que são essenciais para você e que vão estar presentes no seu negócio e comece. só não deixe de se perguntar POR QUÊ?



e ai, por que sua marca existe? Por que eu deveria me importar?



Ficou com vontade de assistir ao TEDx? Vem nesse link aqui: TED Talk: Como grandes Líderes inspiram ação


Quer comprar o livro do Simon? Acessa por aqui Se você comprar por esse link eu ganho uma comissão, ajuda aê!



ps: esse texto exigiu várias consultas ao google para a gramática correta de cada por que utilizado por aqui, valorize sem moderação ;)


8 visualizações0 comentário

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

NAS REDES

MENU

©2016 por Zuzu Lab • Laboratório Criativo