• Josi Paganini

Como começar a empreender: 06 coisas essenciais para quem vai abrir seu próprio negócio


Você é do grupo de pessoas que colocou na listou “começar a empreender” na lista de resoluções de 2021? Ou ainda, a pandemia apertou os cintos da família e empreender virou uma necessidade mas você ainda não sabe o que fazer primeiro? Calma, isso tem solução.

Separei 6 coisas essenciais para quem vai embarcar no seu primeiro negócio. Você vai precisar de:



Na mente:

01 - Coragem para errar e se reerguer: Entenda, você vai errar muito. Vai querer desistir, as coisas não vão sair como você esperava, o faturamento não será o que sonhou, vai contratar o fornecedor errado, vai investir errado, etc, etc. E ESTÁ TUDO BEM. Tenha coragem para errar, mas principalmente, para aprender com cada erro do caminho. Todo grande empreendedor cometeu grandes erros durante a vida empreendedora. Dúvida: Steve Jobs foi demitido da empresa que fundou, a Sophia Amoruso declarou falência da sua loja, essa empreendedora que vos escreve já perdeu as contas das vezes que fez algo que não deu certo. Não dá pra empreender achando que será um mar de rosas e acertos. Use seus fracassos como combustível para seu aprendizado.


02 - Disposição para aprender: Você tem muita, muita coisa para aprender. E isso nunca vai mudar, sempre terá algo novo. Mantenha a mente extremamente aberta para conhecer sobre novos assuntos, novas tecnologias e tudo mais que possa ou não envolver sua área de atuação. Nunca sabemos de onde a inspiração para a inovação do nosso negócio pode vir. Esteja aberta para aprender com seus concorrentes, com seus parceiros, funcionários, fornecedores e qualquer um que esteja disposto a ensinar algo. Isso faz muita diferença


03 - Não deixar para amanhã: Uma boa ideia só vale algo quando executada. Quando começamos nossos negócios a insegurança sussurra no nossos ouvidos que sempre ainda precisamos de um celular novo, ou de um equipamento X, ou fazer tal curso. E assim vamos deixando para depois o nosso sonho de ter a nossa empresa. Comece hoje! Mesmo sem ter as melhores condições do mundo. Pule e vá construindo o avião durante a decida. Fica mais fácil se temos uma rede de segurança? Fica. Mas muitas vezes não temos essa opção e o medo de falhar não pode ser impedimento para começarmos.


Na Prática


04 - Objetivos financeiros claros: Todo negócio precisa pagar as próprias contas e pagar o salário da empreendedora por trás dele, nenhum proposito sobrevive quando estamos sobrecarregadas tentando pagar os boletos. Se você tem uma quantia guardada pra investir – LINDO – agora precisa calcular quando quer ter o retorno sobre o investimento (ROI) ou seja, quando sua empresa vai devolver o valor que você investiu nela. Se você, como a maioria das pequenas empreendedora está começando com o caixa 0 precisa saber quanto custa a SUA vida e quanto custa os gastos da empresa. Assim consegue desenhar de forma CLARA quanto R$ sua empresa precisa faturar ao longo dos meses. A parte financeira pode ser assustadora para a maioria das empreendedoras, mas entender esses números vai te ajudar a conquistar a tão sonhada liberdade que empreender proporciona!


05 - Validar seu mercado e modelo de negócio: Teste, teste, teste. Vamos imaginar que você quer vender bolo. Pois bem, antes de investir todo o seu capital comprando pêssego e ameixa, teste. Faça uma pequena receita e tente vender, receba os feedbacks e melhore. Entenda que as vezes na sua região as pessoas não querem mais bolo de pêssego, mas estão loucas por bolo de chocolate. Moral da história: valide seu modelo de negócio antes de investir todo seu tempo e dinheiro nele. Assim você pode ir ajustando os produtos e serviços conforme a necessidade do seu público!


06 - Conhecer o seu público e das dores deles: Falando em público, você sabe para quem quer vender? Quais as dores e necessidades dessas pessoas? O que elas estão querendo comprar? Esteja atenta para os sinais que seu público te dá sobre o que eles estão procurando, aprenda se comunicar com ele de maneira assertiva, entenda quais redes sociais eles estão usando, o que faz eles recomendarem um produto. Para fazer isso é muito simples (lembre-se, simples não quer dizer fácil) ESCUTE seu cliente e tudo que ele tem a te dizer!







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